Código atual de normas sísmicas

Soluções sísmicas testadas e confiáveis

Papel dos oficiais do código de normas

O código de construções apresenta requisitos mínimos de design/desempenho e, em alguns casos, orientação prescritiva. O código também estabelece limitações e condições de uso. É importante saber que, enquanto o código de construção estabelece os requisitos, os oficiais do código têm o poder de fazer cumprir suas disposições. Os oficiais do código também têm autoridade para permitir o uso de materiais e métodos de construção que não estão listados no código. Os oficiais do código podem realizar sua própria análise das evidências apresentadas ou podem confiar em fontes independentes e qualificadas, como a ICC-ES, para fazer a análise e fornecer suas conclusões.


FEMA e IBC

Agência Federal de Gerenciamento de Emergência (FEMA)

O desempenho sísmico durante os grandes terremotos da Califórnia levou a Agência Federal de Gerenciamento de Emergência (FEMA) a avaliar o desempenho de forros suspensos durante um evento sísmico. Pesquisas e testes demonstraram que os padrões sísmicos do mercado (UBC Standard 25-2) não eram adequados. Para a utilização de painéis individuais ao redor de um perímetro, a FEMA determinou que o critério para o bom desempenho sísmico é um molde de parede mais amplo em todos os lados. Isso levou à criação do requisito do Código de Construção Internacional para molde de parede de 2" em todos os lados.

Fonte: Provisões recomendadas FEMA 302 NEHRP para regulamentos sísmicos de novos edifícios e demais estruturas

Adoção do código internacional de edificações (IBC)

Atualmente os 50 estados norte americanos, incluindo Washington, D.C., e as Ilhas Virgens, usam o código internacional de edificações.


Categorias de design sísmico

A categoria de design sísmico deve ser especificada, por um engenheiro profissional ou arquiteto certificado, nos desenhos do projeto de acordo com a ASCE 7. Os requisitos do projeto que incluem a categoria de design sísmico, podem ser encontrados na seção 1 da especificação e na primeira página dos desenhos estruturais.

O Código Internacional de Edificações (IBC) indica dois métodos para se determinar a categoria de design sísmico - seção IBC 1613 ou ASCE 7. A seção 11.6. O IBC afirma que uma categoria de design sísmico deve ser estabelecida para cada projeto de construção, com base em:

  • Movimentação antecipada do terreno
  • Tipo de solo em uma área geográfica especificada
  • Categoria de ocupação

Esses fatores são usados ​​para avaliar e estabelecer uma categoria de design sísmico A, B, C, D, E ou F. A instalação de forros pode ser dividida em três níveis de requisitos crescentes:

  • As categorias A e B são instaladas para atender aos requisitos estabelecidos na ASTM C636
  • Os projetos da categoria C devem atender às provisões adicionais listadas na ASTM E580
  • As categorias D, E e F devem seguir a ASTM C636 e a ASTM E580

OBSERVAÇÃO: As categorias sísmicas são determinadas para toda a edificação. É por isso que a informação da categoria de design sísmico se encontra nos desenhos estruturais.