O desafio:
Um dos principais fornecedores de segurança cibernética e outras soluções de TI do país mudou recentemente seus escritórios em Richmond, VA, para um novo local. O novo espaço está instalado em um armazém renovado e dispõe de uma grande sala multifuncional/de apresentações rodeada por inúmeras salas menores de conferência/descanso. Logo após a ocupação, a administração do escritório percebeu que havia um problema de ruído e a necessidade de melhor a acústica.
A solução:
Cálculos acústicos mostraram que o tempo de reverberação no espaço multifuncional era muito elevado, 4,6 segundos. Para melhorar o ambiente acústico, foram instalados mais de 65 metros quadrados de painéis INVISACOUSTICS da Armstrong Ceiling & Wall Solutions.
Os painéis INVISACOUSTICS foram escolhidos porque mantinham a integridade do design da estrutura exposta da sala e, ao mesmo tempo, acalmavam o ambiente. Projetados especificamente para aplicações diretas em lajes, treliças e perfis em I, os painéis têm um Coeficiente de Redução de Ruído (NRC) de 0,75, o que significa que absorvem 75% do som que os atinge. A adição do tratamento acústico do forro reduziu o tempo de reverberação para 1,0 segundo, diminuindo significativamente o nível de ruído e aumentando a inteligibilidade da fala no espaço.
Ideais para uso em reformas e correções acústicas em ambientes já existentes, os painéis de textura fina têm 2 x 4 polegadas de tamanho, estão disponíveis nas cores branca e preta e podem ser pintados em campo para combinar com lajes ou superfícies de parede. Foram escolhidos painéis INVISACOUSTICS pretos, porque se integravam ao lajes já existente e proporcionavam a absorção sonora desejada, além de praticamente desaparecerem no entre-forro.
Para manter a aparência aberta desejada pela administração do escritório e maximizar a altura do forro, os painéis foram instalados entre os eixos I e diretamente na laje exposta. De acordo com o empreiteiro David Adamson, da Virginia Acoustical, a instalação do painel foi rápida e fácil. “A instalação ocorreu sem problemas e muito mais rápida do que esperávamos”, afirma. “Não houve problemas.”
O design dos forros das salas de conferências eliminou o uso de painéis INVISACOUSTICS ou outras formas de tratamento de forros. Como resultado, doze painéis acústicos quadrados SOUNDSCAPES Shapes da Armstrong foram instalados em diversas paredes. Foram instaladas de uma a cinco formas de 4 x 4 polegadas por sala, de acordo com as necessidades acústicas do espaço.
Projeto: Presidio
Localização: Richmond, VA
Arquiteto: Virginia Acoustical Inc.
Produtos: INVISACOUSTICS